CONGRESSO

HFAG apresenta simulação ao vivo de protocolo para tratamento de AVC

Protocolo de Atendimento foi implantado no Serviço de Hemodinâmica e apresentado em Congresso Internacional no Rio de Janeiro
Publicada em: 11/08/2023 07:43
Imprimir
Fonte: HFAG, por Tenente-Coronel Estevão
Edição: Agência Força Aérea

Entre os dias 02 e 04/08, a cidade do Rio de Janeiro (RJ) sediou o Congresso SOLACI-SBHCI 2023, organizado pela Sociedad Latinoamericana de Cardiologia Intervencionista e pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. O evento contou com mais de 1.500 congressistas e teve, entre os destaques, a realização de um caso ao vivo na Sala de Simulação Virtual da Hemodinâmica do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG). 

A equipe do Serviço de Hemodinâmica, fazendo jus à sua posição de vanguarda no cenário médico brasileiro e internacional, operacionalizou realisticamente e documentou em vídeo o Protocolo de Atendimento implantado no HFAG para casos de pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico agudo (AVCi). 

No dia 04/08, o vídeo da simulação foi apresentado online para os participantes do Congresso, demonstrando a conduta adotada na admissão do paciente no Serviço de Emergência, passando pelo Serviço de Radiologia, até o Laboratório de Simulação Virtual.

Na sequência, o Chefe do Serviço de Hemodinâmica, Tenente-Coronel Médico Estevão Carvalho de Campos Martins, o Adjunto do Setor, Major Médico João Luiz Frighetto e o Residente Médico do Serviço, Dr. João Carlos Matos Pinto Junior, realizaram, ao vivo, todo o processo de simulação, que envolveu desde a visualização da imagem que confirmava o diagnóstico do AVCi até o tratamento percutâneo completo.

Ao final da simulação, a Diretora do HFAG, Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, e o Vice-Diretor, Coronel Médico Marcelo Sávio da Silva Martins, bem como toda a equipe envolvida, foram apresentados na transmissão. A Diretora enfatizou a relevância da simulação virtual e expressou o compromisso do HFAG em participar de novos eventos científicos dessa natureza: “É um prazer poder apresentar um pouco da experiência do nosso serviço de Hemodinâmica, que é motivo de orgulho para o Hospital de Força Aérea do Galeão. Espero que nosso evento tenha contribuído para a magnitude desse congresso", declarou.

Fotos: Sargento Batalha / HFAG